Secretaria Executiva de Agricultura apresenta ações em 2015

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe desenvolveu diversas ações em 2015 na zona rural do município, o trabalho foi conforme as caraterísticas e demanda da população, respeitando as circunstâncias e fatores, tais como seca, falta de água, alimentos pra os animais, feiras e cursos técnicos. Lenildo Araújo, Secretário Executivo de Agricultura, fala sobre as principais ações de sua pasta.

Programa Garantia Safra

Em 2015, o Garantia Safra beneficiou 121 familiais, este programa é uma ação do Pronaf para agricultores familiares que se encontram em municípios sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas.

Programa de Aquisição de Alimentos – PAA

Este programa tem a finalidade de comprar alimentos dos agricultores familiares do município e distribui nas creches e escolas. Em 2015, após a profissionalização dos agricultores, foram comercializados 1.980 quilos, através de oito produtos (Quiabo, mel, galinha de capoeira, pamonha, canjica, maracujá, queijo de vaca e cabra), rendeu R$ 24.987,35 (Vinte e quatro mil, novecentos e oitenta e sete reais, trinta e cinco centavos).  

Feira da Produção Familiar

Em 2015 a Feira da Produção Familiar completou um ano de existência, ela acontece todo sábado pela manhã no Parque Florestal, cerca de quarenta famílias estão envolvidas no processo de produção com quinze bancas de comercialização. Os produtores rurais vendem seus produtos diretamente aos consumidores. Os agricultores receberam profissionalização pelo Serviço de Aprendizagem Rural – SENAR e acompanhados pelo IPA, Pastoral Rural e Secretaria Executiva de Agricultura.

Criação de Marca para Agricultores

A secretaria de Desenvolvimento Econômico Agricultura e Meio Ambiente colocou a disposição dos agricultores, sem custo, um design para que os agricultores possam produzir sua marca e confeccionar o rotulo do seu produto.

Forrageiras pra zona rural

Em parceria com a Câmara de Vereadores a Prefeitura doou duas forrageiras para atender as necessidades dos agricultores quem não tem acesso a este equipamento.

Cursos profissionalizantes para o meio rural

16 cursos pelo SENAR profissionalizando cerca de 200 agricultores
05 oficinas de produção (ração animal e alimento humano)

04 intercâmbios com agricultores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrega de armamento é realizado à Guarda Civil Municipal de Santa Cruz do Capibaribe

Agentes de Combate a Endemias são admitidos em Santa Cruz do Capibaribe

Escola Municipal Professora Sevy Ferreira Barros é requalificada em Santa cruz do Capibaribe