Paulo Câmara sela novas regras ficais que beneficiam Polo das Confecções
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), em solenidade na manhã desta sexta-feira (16), no Palácio do Campo das Princesa, selou a simplificação da cobrança de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o setor de polo têxtil, que corresponde as cidades de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama e município circunvizinhos. A medida possibilitará um gás extra no setor, movimentando a cadeia local e estimulando a formalização fiscal.
O Projeto de Lei do Executivo Estadual nº 1.071/2016, sancionado na manhã desta sexta-feira pelo governo Paulo Câmara, surgiu da necessidade de se implantar uma atenção diferenciada na área fiscal para o setor de confecções do Agreste de Pernambuco, e contou com a articulação direta de entidades representativas de Santa Cruz do Capibaribe, do poder público municipal, através do prefeito Edson Vieira (PSDB) e de seu secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Bezerra, e do deputado Diogo Moraes (PSB), que trabalhou pela aprovação do projeto, quando o mesmo tramitou na Assembleia Legislativa do Estado.
Um dos efeitos práticos da Lei será antecipar o recolhimento do imposto na hora da aquisição da matéria-prima, fazendo com que o recolhimento do tributo deixe de ser realizado na venda dos produtos e passe a acontecer no momento da compra de insumos para confecções e de itens para o comércio de fios, tecidos e artigos de armarinho. A modificação não representa perca de arrecadação para o Estado, nem aumento nos impostos cobrados às empresas.
Na oportunidade, o presidente do sindicato das indústrias dos vestuários de Pernambuco (SINDVEST), Adenisio Vasconcelos, comentou a importância desta ação. “A importância deste decreto para o nosso setor, ele não se representa apenas na simplificação da tributação que se foi almejada, o grande ganho, foi exatamente o canal que foi criado de discussão permanente para que a gente pudesse de fato analisar todos os problemas que existe no nosso Polo das Confecções”, afirmou.
O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), ao discursar, registrou a importância desta ação para a construção de mais benefícios para o Polo. “Acredito que este é uma passo importante para que outras ações, como a implantação do Expresso da Moda, que vai ajudar muito todo aquele Polo de Confecção, onde vai ajudar o sulanqueiro, o confeccionista, vai ajudar todas as entidades de classe. Então em nome do povo do Agreste, em nome de Santa Cruz do Capibaribe, e toda a região do Polo de Confecção, nós viemos aqui agradecer e dizer que estamos prontos, todos nós, para ajudar e colaborar com o desenvolvimento de Pernambuco”, disse.
O deputado estadual Diogo Moraes afirmou que com as novas regras, haverá maior produtividade e venda no Polo. “Quero dizer que é um momento importante, um marco histórico para nossa região”, ratificou o deputado, que seguiu destacando, “Eu tenho certeza absoluta que a partir de hoje nós vamos aumentar a nossa produtividade, nós vamos aumentar as nossas vendas, porque o comprador vai se sentir segura, vai se sentir confortável”.
O secretário da fazenda, Marcelo Barros, elencou que a medida trará benefícios significativos ao Polo. “Hoje é um dia realmente extremamente gratificante para a Secretaria da Fazenda. É uma satisfação enorme, a gente está aqui e dividir com vocês uma medida adota pelo governo do Estado, que certamente trará grandes benefícios aos empresários, aos consumidores e a toda região do polo de confecção do agreste”, disse.

Comentários
Postar um comentário