Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe realiza Cadastro Ambiental Rural no município

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria Executiva de Agricultura, está desenvolvendo na zona rural do município, serviço de georreferenciamento (mapeamento ambiental rural) das propriedades de agricultores familiares da cidade.

A ação é totalmente gratuita para agricultores que possuem área com até 80 hectares. Para mapear seu imóvel, o produtor rural deve procurar a associação comunitária ou a Secretaria Executiva de Agricultura e fazer sua solicitação. Territórios com extensão superior a 80 hectares, os proprietários devem contratar os trabalhos de um topógrafo ou engenheiro.

Lenildo Araújo, secretário executivo de Agricultura, falou da importância do Cadastramento Ambiental para o pequeno agricultor. “Os proprietários precisam fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR) até dezembro deste ano de 2017, caso contrário, o agricultor pode ser excluído de programas sociais do Governo Federal, ter seu pedido de aposentadoria rural negado, além de não ter acesso a empréstimos em bancos públicos”, disse o secretário.

A equipe que realiza a ação é composta por funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, conta com o apoio do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA e associações comunitárias. O grupo visita as propriedades, faz o levantamento topográfico e insere os dados adquiridos no sistema do Ministério do Meio Ambiente.

Cadastro Ambiental Rural (CAR)
O Cadastro Ambiental Rural foi criado pela Lei 12.651/12, é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais. Controla, monitora e forma base de dados estratégicos para o combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil. Atua também como planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrega de armamento é realizado à Guarda Civil Municipal de Santa Cruz do Capibaribe

Agentes de Combate a Endemias são admitidos em Santa Cruz do Capibaribe

Escola Municipal Professora Sevy Ferreira Barros é requalificada em Santa cruz do Capibaribe