Base Nacional Comum Curricular mobiliza profissionais da educação em Santa Cruz do Capibaribe


Numa perspectiva de construir uma base curricular de ensino, professores da Educação Infantil e Fundamental de Santa Cruz do Capibaribe, participaram, nesta quarta-feira (04), da mobilização em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O Dia D de Discussão da BNCC, que é o documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender, aconteceu em 6 de março, porém devido ao feriado da Data Magna, em Pernambuco a discussão foi transferida para esta quarta.

De acordo com o Ministério da Educação, a BNCC estabelece conhecimentos fundamentados nas concepções, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes, através dos currículos que serão reformulados/construídos desenvolvam ao longo da escolaridade básica.Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Visto como uma ferramenta norteadora, a discussão do BNCC é um momento onde os profissionais da Educação analisam o documento e, se for necessário, realizam contribuições. Vale destacar que o BNCC não é currículo de ensino, é o documento que norteia a sua construção.

Em Santa Cruz do Capibaribe as discussões aconteceram em núcleos que foram acompanhados pelo secretário de Educação, Joselito Pedro, e a secretárias executivas Claudenice Dias e Fátima Neves, além de membros da pasta.

Claudenice Dias, que coordenou a mobilização dos encontros, falou sobre a realização das atividades e a importância para a Educação municipal. “É um momento de mobilização com todos os profissionais da Educação que são fundamentais nesse processo de construção. Por isso as equipes de profissionais da Educação hoje estão analisando as concepções e competências da BNCC, numa perspectiva de elaboração de proposta curricular, contribuindo, se achar necessário, de acordo com as peculiaridades da região”, finalizou.

“Nós estamos participando de todas as etapas desse processo, pois entendemos a importância da BNCC para a Educação da nossa cidade e do país. Todas as escolas da rede municipal participaram do Dia D e as discussões foram proveitosas. Nossa gestão tem se engajado em ações e projetos que contribuam com uma Educação pública de qualidade”, pontuou o secretário Joselito Pedro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrega de armamento é realizado à Guarda Civil Municipal de Santa Cruz do Capibaribe

Agentes de Combate a Endemias são admitidos em Santa Cruz do Capibaribe

Escola Municipal Professora Sevy Ferreira Barros é requalificada em Santa cruz do Capibaribe