Santa Cruz do Capibaribe terá delegação em campeonatos Pernambucano e Sulamericano de Jiu-Jitsu


Na sua tradução do japonês para o português, Jiu-jitsu significa "suavidade, brandura, flexibilidade e técnica", e para as crianças e jovens que participam do projeto Social ZR Brasilian Jiu-jitsu, coordenado pelo oficineiro Rogério Cordeiro, de Santa Cruz do Capibaribe, pode-se adicionar a esta definição o termo "melhoria de vida".

Atualmente, 387 crianças e jovens a partir dos 6 anos participam do projeto social, que está garantindo a oportunidade de praticar uma modalidade esportiva e uma série de outras vantagens como a melhoria da disciplina, do condicionamento físico e do senso de organização, destes atletas, 100 são participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social, da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe.

Atualmente o projeto ainda tem a participação de crianças com autismo e síndrome de Down, que treinam regularmente.

O oficineiro Rogério Cordeiro afirma que de segunda a sexta-feira, cerca de 100 crianças participam dos treinamentos que acontecem das 18h às 22h e comenta ainda a necessidade de estar devidamente matriculado para poder participar do projeto. "Junto com os pais e com a permissão deles, nós acompanhamos o desempenho das crianças na escola, e uma das nossas exigências para que possam treinar e participar de competições, é estar com boas notas e boa frequência na escola", explicou.

No próximo dia 5 de maio, o projeto estará participando de uma etapa do Campeonato Pernambucano de Jiu-jitsu, que acontecerá em São Bento do Una, e no dia 26 de maio, os atletas participarão do Campeonato Sulamericano, que acontecerá em Campina Grande (PB).

O desempenho dos atletas é de dar orgulho a todos os santa-cruzenses. "Para se ter noção do nível dos nossos atletas, na última etapa do campeonato estadual que participaram, nós levamos 33 atletas e voltamos com 36 medalhas", comentou Rogério Cordeiro.

O projeto funciona no bairro Dona Lica, no entanto, crianças de vários bairros da cidade e até do distrito de São Domingos, de Brejo da Madre de Deus, participam da iniciativa. 

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe apoia o projeto com apoio logístico, despesas básicas do local de treinamento, salário dos professores e também parte das despesas em competições.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrega de armamento é realizado à Guarda Civil Municipal de Santa Cruz do Capibaribe

Agentes de Combate a Endemias são admitidos em Santa Cruz do Capibaribe

Escola Municipal Professora Sevy Ferreira Barros é requalificada em Santa cruz do Capibaribe